Irã confirma ataque a bases militares dos EUA no Kuwait e no Bahrein
O Irã confirmou neste sábado (27) que atacou bases militares dos Estados Unidos localizadas no Kuwait e no Bahrein. A informação foi divulgada pela Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC).
Segundo o comunicado, a ofensiva utilizou mísseis e drones e teve como alvo instalações militares americanas nos dois países. O ataque foi apresentado por Teerã como uma resposta às ações militares recentes dos Estados Unidos contra o Irã.
A Guarda Revolucionária afirmou que a operação foi conduzida por forças navais e aeroespaciais e acusou Washington de violar o cessar-fogo. Ainda de acordo com o grupo, os ataques americanos “resultarão na completa paralisação de todos os processos diplomáticos”.
A ofensiva do Irã acontece horas após o CENTCOM (Comando Central dos EUA) informar que as Forças Armadas dos EUA realizaram mais ataques contra alvos iranianos nas imediações do Estreito de Ormuz.
Em publicação na rede social X, o CENTCOM afirmou que o ataque acontece após o Irã lançar um drone que atingiu um petroleiro de bandeira panamenha na manhã deste sábado.
O Exército americano informou que aeronaves militares tiveram como alvos alvos infraestrutura de vigilância militar iraniana, sistemas de comunicação, locais de defesa aérea, instalações de armazenamento de drones e capacidades de lançamento de minas.
O trânsito de embarcações comerciais pelo Estreito de Ormuz deve continuar normalmente, acrescentou a nota.
(Com informações da Reuters)
Por que o Estreito de Ormuz é tão importante para a economia do mundo?



COMENTÁRIOS