Alemanha e Dinamarca registram temperaturas recordes


A Dinamarca registrou a temperatura mais alta de todos os tempos, depois que Reino Unido, França, Suíça e Alemanha já haviam enfrentado calor recorde em junho e o sistema climático começou a se deslocar em direção à Polônia.
Notícias relacionadas:
- França: 40 pessoas morrem afogadas em meio a onda de calor.
- Temperaturas devem ultrapassar 40°C em onda de calor europeia.
- Calor intenso é desafio dentro e fora de campo na Copa do Mundo.
“A onda de calor atingirá seu pico no fim de semana, com temperaturas bem acima de 40°C em algumas partes da Alemanha”, disse Karsten Brandt, meteorologista do site de previsão do tempo Donnerwetter.de.
Na sexta-feira, um novo recorde alemão de 41,3 °C foi registrado perto da cidade de Saarbrücken, na fronteira com a França, informou o Serviço Nacional de Meteorologia da Alemanha, citando dados preliminares.
Enquanto isso, o Instituto Meteorológico Dinamarquês registrou 37°C ao norte da cidade de Aarhus neste sábado, a temperatura mais alta já registrada desde o início das medições, em 1874.
Economia de água
O serviço emitiu hoje alertas de calor extremo para quase toda a Alemanha, enquanto as autoridades pediam à população que economizasse água.
Segundo o serviço, eram esperadas temperaturas de 36°C em todo o país, com possibilidades de máximas locais de 42°C. As temperaturas subiram bem acima de 30°C em quase toda a Polônia.
Na França, dezenas de pessoas, tanto jovens quanto idosas, morreram durante a onda de calor. Temperaturas acima de 40°C interromperam o tráfego ferroviário e a geração de energia, provocaram proibições ao consumo de álcool, suspenderam as aulas e adiaram eventos ao ar livre.
O Ministério da Saúde da Itália emitiu alerta vermelho para a onda de calor em 18 cidades, incluindo Milão, Roma, Turim, Veneza, Gênova, Florença e Bolonha, para sábado e domingo, com previsão de que as temperaturas cheguem a 39°C.
Sexta-feira foi a noite mais quente de junho já registrada em Bolzano, nos Alpes italianos, com temperaturas noturnas que não caíram abaixo de 25,4°C, informou o meteorologista da cidade, Dieter Peterlin, no X.
O gabinete do primeiro-ministro francês informou que, embora a onda de calor esteja passando, a pressão sobre o sistema de saúde persistirá e as hospitalizações permanecerão elevadas por vários dias.
Os relatos de incêndios florestais na França aumentaram em comparação com o mesmo período do ano passado devido à onda de calor, afirmam autoridades.
Tráfego ferroviário
Enfrentando a perspectiva de danos à infraestrutura, incluindo estradas deformadas e trilhos de trem dilatados, algumas das principais operadoras ferroviárias têm buscado reduzir o tráfego.
A operadora ferroviária nacional alemã, Deutsche Bahn, permitiu que os clientes cancelassem viagens de longa distância até o início da próxima semana sem cobrança, para aliviar a pressão sobre sua rede.
Outra operadora, a National Express, informou que suspenderia alguns trens na tarde deste sábado na Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha, como medida de precaução.
Perto de Hamburgo, a faixa principal de tráfego de uma das rodovias mais movimentadas do país, foi parcialmente fechada depois que o calor causou rachaduras no asfalto, informaram as autoridades.
*(Reportagem adicional de Karol Badohal, Emma Farge, Elizabeth Pineau e Makini Brice; texto de Dave Graham)
*É proibida a reprodução deste conteúdo.



COMENTÁRIOS