Irã diz que nunca negociará programa de mísseis
O presidente do Irã disse que o memorando de entendimento assinado com os Estados Unidos não aborda seu programa de mísseis e que isso “nunca constará” no documento.
A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Paquistão em Islamabad nesta terça-feira (23).
O presidente pontuou que o Irã jamais negociará suas capacidades de defesa com qualquer país e acredita firmemente que a paz e a estabilidade regionais só podem ser alcançadas por meio de discussões honestas e cooperação intrarregional.
“A questão dos nossos mísseis não consta no memorando que firmamos, e jamais constará. Se não tivéssemos nossos mísseis — que serviam para a nossa autodefesa —, Israel e os Estados Unidos teriam atacado o Irã como fizeram com Gaza, sem demonstrar qualquer misericórdia por quem quer que fosse, jovem ou idoso”, alegou.
Pezeshkian se reuniu com o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, nesta terça após chegar à capital do país vizinho, Islamabad.
Também participaram da reunião o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Muhammad Ishaq Dar, e o chefe do Estado-Maior do Exército e comandante das Forças de Defesa, marechal de campo Syed Asim Munir.
O Paquistão e o Catar ajudaram a mediar negociações entre EUA e Irã, visando a um fim permanente para a guerra no Oriente Médio.
Anteriormente, durante as negociações na Suíça, os dois países também concordaram com um mecanismo para encerrar os combates entre Israel e o Hezbollah no Líbano.
Além disso, abriram um canal de comunicação para ajudar a garantir a passagem segura de navios comerciais pelo Estreito de Ormuz, uma via navegável vital para o abastecimento global de petróleo que o regime iraniano bloqueou durante a guerra.
Conheça o drone kamikaze Shahed-136, usado pelo Irã na guerra



COMENTÁRIOS