Pedágio em Jaguariúna sofre redução de 50% e vira destaque em SP a partir de junho

bastidoresdanoticia.com.br
Pedágio em Jaguariúna sofre redução de 50% e vira destaque em SP a partir de junho

Redução do Pedágio em Jaguariúna: Nova Tarifa começa em 1º de Junho


A partir de 1º de junho, motoristas que utilizam a Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340) em Jaguariúna se beneficiarão de uma significativa redução de 50% no pedágio. O valor passará de R$ 17,60 para R$ 8,80, tornando-se a maior diminuição entre as tarifas de aprendizado do estado de São Paulo.


Autorização da Artesp


A alteração foi autorizada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) como parte da nova política tarifária do governo estadual. Enquanto a maioria das praças de pedágio em São Paulo terá um aumento médio de 4,72%, aquelas que estão sob a concessão da Rota Mogiana irão experimentar uma queda nas tarifas.


Outras localidades beneficiadas


Além de Jaguariúna, outras cidades também verão reduções em suas tarifas, como Estiva Gerbi, Espírito Santo do Pinhal, Águas da Prata, Itobi, Casa Branca, Mococa e Aguaí. Confira os novos valores:



  • Jaguariúna: R$ 17,60 para R$ 8,80 (-50%)

  • Águas da Prata: R$ 6,30 para R$ 4,60 (-27%)

  • Estiva Gerbi: R$ 10,50 para R$ 7,80 (-26%)

  • Espírito Santo do Pinhal: R$ 13,10 para R$ 10,45 (-20%)

  • Itobi: R$ 13,40 para R$ 10,75 (-20%)

  • Casa Branca: R$ 9,40 para R$ 8,15 (-13%)

  • Mococa: R$ 8,90 para R$ 8,10 (-9%)

  • Aguaí: R$ 6,60 para R$ 6,30 (-5%)

  • São João da Boa Vista: permanece em R$ 7,40.


Motivo da redução


A diminuição no valor do pedágio está atrelada ao início da concessão da Rota Mogiana, conforme informações do governo. A medida é parte de uma tentativa de padronizar o valor cobrado por quilômetro nas rodovias concedidas.


Investimentos e melhorias prometidas


O contrato da nova concessão prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões ao longo de 30 anos, que serão direcionados a obras de duplicação, melhorias na segurança, modernização das estradas e a implementação futura do sistema de pedágio eletrônico chamado "free flow", que cobrará proporcionalmente ao trecho percorrido.


Alterações nas tarifas de outras concessionárias


A Artesp também aprovou um aumento de 4,72% nas tarifas dos demais pedágios do estado, correspondente à inflação acumulada pelo IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026. Esses reajustes entrarão em vigor à meia-noite de 1º de julho, com exceção da tarifa da Entrevias, que passará a valer em 6 de julho.


A análise foi baseada nas informações disponibilizadas pelo acidadeon (link da fonte original aqui).


O post Pedágio em Jaguariúna sofre redução de 50% e vira destaque em SP a partir de junho apareceu primeiro em Bastidores da Notícia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.