Terremotos na Venezuela deixam mais de 164 mortos e 700 feridos

midiarondonia.com.br
Terremotos na Venezuela deixam mais de 164 mortos e 700 feridos

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estado de emergência constitucional após dois terremotos consecutivos de magnitude 7,5 atingirem o país por volta das 18h de quarta-feira, afetando grande parte do território nacional. Rodríguez informou que 164 pessoas morreram e centenas ficaram feridas e foram atendidas em diversas unidades de saúde públicas e privadas.


O Executivo acionou uma equipe de contingência e suspendeu as aulas pelo resto da semana, assim como as atividades de trabalho não essenciais, para priorizar o resgate e o atendimento aos feridos.


O terremoto causou sérios danos e transtornos generalizados em diversas paróquias de Caracas, bem como nos estados de Miranda, La Guaira, Carabobo, Falcón, Yaracuy, Aragua, Trujillo e Zulia . As autoridades e o sistema de proteção civil estão mobilizados para realizar operações de abastecimento de água, resgate e avaliação de danos à infraestrutura e às residências.


O relatório oficial confirma falhas no fornecimento de energia elétrica em Caracas e La Guaira , enquanto o abastecimento de água e as redes de telecomunicações mantêm, em geral, a continuidade das operações.



 


O sistema de transporte de metrô e trem foi suspenso para facilitar o resgate, e o Aeroporto Internacional de Maiquetía permanece fechado devido aos graves danos na infraestrutura.


O Estado-Maior de Contingência encarregado de gerir a situação era composto pelos vice-presidentes setoriais Diosdado Cabello, Juan José Ramírez (Serviços e Obras Públicas), Héctor Rodríguez (Área Social) e Calixto Ortega (Economia). A única autoridade designada para chefiar este órgão foi o comandante-geral da Guarda Nacional Bolivariana (GNB), major-general Juan Ernesto Sulbarán Quintero.



 


A rede de saúde pública e privada está preparada para lidar com a emergência . O governo nacional solicitou que médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde se apresentem em seus locais de trabalho para receber os afetados. Os cidadãos têm acesso a uma ferramenta digital de denúncia, vinculada ao Estado-Maior, para relatar desaparecimentos ou danos a residências.


A presidente expressou suas condolências às famílias dos falecidos e apelou à calma, união e cooperação da população para facilitar a avaliação de riscos nas residências. Os governos dos Estados Unidos, Panamá, Catar, Cuba, Nicarágua, Turquia, Jordânia, Barbados, Colômbia, Reino Unido, Brasil, México, as Nações Unidas e organizações financeiras multilaterais manifestaram sua solidariedade e apoio imediato.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.