Famosos apoiam empresário após condenação por racismo contra Thelminha
Uma semana após ser condenado pela Justiça a indenizar a médica Thelminha, o empresário Rodrigo Branco se pronunciou sobre o processo.
Ele publicou um vídeo e disse que o fim do caso na Justiça, que durou seis anos, marca o fim de um ciclo difícil. Na postagem, Rodrigo afirmou que os comentários de cunho racista que proferiu contra ela foram o maior erro de sua vida.
“Eu estava sentado aqui nessa cadeira. Participei de uma live onde eu fiz comentários extremamente ofensivos, racistas, agressivos e depois da Justiça analisar, a Justiça me condenou por danos morais. Falei para o meu advogado: ‘não quero recorrer, não quero nada, eu quero cumprir integralmente o que foi determinado.’ E hoje eu efetuei o pagamento de R$ 76.061,07. Entendo que assumir a responsabilidade é parte do aprendizado.”
Nos comentários, Rodrigo recebeu apoio de famosos. Deborah Secco disse que “pessoas não são descartáveis”. “A gente erra, aprende, se responsabiliza pelos nossos erros e faz diferente. Te amo e amo acompanhar sua evolução.” Adriane Galisteu escreveu: “é sobre isso.”
“Achei de muita coragem e valia o que fez… errei muito e estamos aqui para aprender e tentar errar menos… é que essa pauta dói muito e nós brancos nunca vamos entender essa dor. Não dá mais para errar nesse assunto”, escreveu Xuxa. O marido da apresentadora também comentou. “Quem nunca errou, que atire a primeira pedra”, disse Junno Andrade.
Lívia Andrade, apresentadora do “Domingão com Huck”, escreveu que não conhecia Rodrigo na época do comentário, mas que admira ele agora que o conhece. “Não acredito em desculpas, acredito em mudança de comportamento.”
Simone Mendes chamou Rodrigo de corajoso por “se posicionar com humildade”. “Transformar esse aprendizado em uma mensagem de respeito ao próximo demonstra maturidade. Nunca vamos saber a real dimensão da dor que foi causada porque somente quem a sentiu conhece o peso que ela carrega.”
A apresentadora Astrid Fontenelle afirmou acreditar que Rodrigo agora “está pronto para vir para a luta antirracista”. “Não é fácil. Meu filho segue sendo um dos dois pretos que estudam na escola. Diariamente, vemos no noticiário casos e mais casos racistas. E somos nós, brancos e brancas, que temos que ir à luta por eles. Bem-vindo.”
A apresentadora Luciana Gimenez e o ator português Pedro Carvalho comentaram emojis de coração.
No mesmo vídeo, Rodrigo afirmou que não iria recorrer da decisão e que já teria feito a transferência da quantia estipulada pela Justiça. “Eu continuo aprendendo. O aprendizado nunca termina com uma sentença, com pagamento, não termina com um vídeo de desculpas. É um exercício diário, no dia a dia, não tem outra forma.”
Relembre o caso
Em 2020, ao comentar a participação de Thelminha no BBB 20, o empresário disse que ela só tinha torcida “porque ela é negra coitada” e que torcer por ela era “racismo”.
Na sequência, Rodrigo citou a jornalista Maju Coutinho, a quem definiu como “péssima e horrível”, para argumentar que mulheres negras alcançariam espaços de destaque apenas por serem negras.
Gio Ewbank e Gagliasso falam após condenação de portuguesa por racismo



COMENTÁRIOS